Subscribe:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Curiosidades


A saga de Harry Potter é superlativa em vários aspectos. Na literatura, alcançou o título de romance juvenil mais importante da atualidade e fez com que sua autora, J.K. Rowling conquistasse fama e fortuna. Aliás, a riqueza da escritora britânica supera a da Rainha da Inglaterra! E como se não fosse pouco, no cinema, a série do menino bruxo repete o mesmo sucesso alcançado pelos livros.
Resolvi então deixar aqui algumas curiosidades sobre esse sucesso.

01. Sucesso nas vendas e nas críticas
O sexto livro da série, Harry Potter e o Enigma do Príncipe, recebeu o troféu de Best Seller (melhor vendido, em português) por ser o livro mais vendido do mundo e em duas semanas superou o livro O Código da Vinci de Dan Brown. Já o quarto livro da série, Harry Potter e o Cálice de Fogo, foi selecionado como o livro com maior tiragem em sua primeira edição, com 4,3 milhões cópias. E não para aí, antes de ser publicado, já tinha 5,3 milhões de unidades reservadas em todo o mundo.

02. Coisa do demônio
Religiosos fanáticos americanos entraram na Justiça para que fosse proibida a leitura dos livros, por incentivar a prática de magia negra ou bruxaria. Em certas escolas americana e europeias, era proibido entrar com os livros nas escolas.

03. Morte

Gambom é um exelente ator mas, em minha opinião, Harris era o verdadeiro Dumbledore.

No terceiro filme da série, Michael Gabom substituiu Richard Harris, que morreu em 2002 devido a uma câncer. Richard interpretava Dumbledore que passou a ser interpretado por Gabom a partir do terceiro filme da saga.

04. Perigo
Durante as filmagens do terceiro filme, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkban, ocorreu um incêndio devido ao Expresso de Hogwarts, trem que leva os alunos até a escola de mesmo nome. O incêndio ocorreu por causa das faíscas do trem nos trilhos quem entraram em contato com a vegetação seca do local. Os prejuízos foram a queimada de 50.000 árvores em Highland, na Escócia e os trabalhadores após o incidente pediram aumento de 8% no salário.Emma Watson quebrou o braço quando ainda estava filmando o segundo filme da série, Harry Potter e a Câmara Secreta. O gesso pode ser visto na cena em que ela e os dois amigos(Harry e Rony) tomam a Poção Polissuco no banheiro da Murta-Que-Geme.

05. Fantasma
A atriz que interpreta a Murta Que Geme (Shirley Henderson), o fantasma de uma garotinha que vive no banheiro de Hogwarts, tem 37 anos de idade!

06. Harry Potter é cultura!
A língua falada nos feitiços dos bruxos em Harry Potter é o latim. Nos livros é possível encontrar a frase “Draco dormiens nuquam titillandus” , traduzindo para o português significa “Nunca cutuque um dragão adormecido”

07. Animais
Rowling escolheu corujas para serem mensageiras pois as corujas tem uma relação com a bruxaria e diversos zoológicos da Inglaterra cederam corujas para participarem do filme.
Já o rato de estimação de Rony Weasley simplismente não existe. “Perebas”, como é chamado, é fruto de animação eletrônica pois seria necessário muito tempo para treinar um rato de verdade para o filme.

8. Mitologia
Muitos dos monstros citados por J. K. Rowling em seus livros são extraídos da mitologia clássica e do folclore universal – a saga de Harry Potter reproduz a mesma estrutura narrativa das jornadas heróicas tradicionais.


09. Sucesso
No Brasil, quem detêm os direitos de publicação dos livros é a editora Rocco. Ela lançou o primeiro livro em maio de 2000 e ele foi logo para lista dos mais vendidos, de onde ainda não saiu, o segundo e terceiro livros foram lançados em agosto e dezembro, respectivamente e também foram para lista dos mais vendidos e ainda não sairam de lá. A série toda já vendeu, no Brasil, cerca de 800 mil cópias, só o primeiro livro já vendeu mais de 300 mil.
Detalhe: para ser considerado sucesso no Brasil, um livro precisa vender 10 mil cópias.

10. Pedra Filosofal x 10
J.K. teve que escrever 10 vezes "a Pedra Filosofal", pois ela não tinha computador e toda vez que ela ia numa editora deixar o manuscrito, a editora ficava com o manuscrito para si.

11. A 3ª Mais bem paga
A autora da série, JK Rowling, é a terceira pessoa mais bem paga do Reino Unido e está na lista das pessoas mais famosas do mundo. Em 2001, ela foi recebida pela Rainha da Inglaterra e foi condecorada por serviços prestados a literatura.

12. Divertido x Difícil
O livro que Rowling mais se divertiu ao escrever foi o "Prisioneiro de Azkaban", já os livros mais difíceis de escrever foram a "Câmara Secreta" e o "Cálice de fogo".

13. Obscuridade
Voldemort e seus Comensais em Reliquias da Morte
.
Os livros vão se tornando mais obscuros, pois J.K. disse que os personagens vão crescendo, como os leitores, e eles precisam perceber que o mundo não é um lugar seguro.

14. Ruim no Futebol, bom no “Quadribol”
No quarto livro, há a Copa do Mundo de Quadribol, e Rowling quis que países que não fossem bons em futebol, fossem talentosos em quadribol. No caso, as duas potências são a Irlanda e a Bulgária.

15. Medo das aranhas
O animal favorito de J.K. nos livros de Harry Potter é a Fênix. Rony tem medo de aranhas, porque a própria Rowling tem medo delas.

16. Merlin?
Alvo Dumbledore, diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e protetor de Harry Potter, foi muito inspirado no mago Merlin, da lenda do Rei Arthur.

17. A sua preferida
A frase Draco Dormiens Nunquam Titillandus, escrita no brasão da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts significa, literalmente, “Nunca faça cócegas num dragão adormecido” – algo semelhante ao nosso ditado popular “não cutuque onça com vara curta”. A máxima de Hogwarts é a preferida de J. K. Rowling.

18. Granger/Rowling
Além de Harry Potter ter nascido exatamente no mesmo dia e mês que sua criadora, 31 de julho, Hermione Granger foi inspirada na própria J.K. Rowling, que, apesar de não se considerar tão boa aluna e nem tão inteligente quanto à jovem personagem, foi eleita, em 1976, Head Girl (representante dos estudantes) de sua escola.

19. Selos, selos, selos...
Simultaneamente ao lançamento de Harry Potter e as Relíquias da Morte, sétimo e último volume da saga, o Correio Real Britânico criou uma coleção especial de selos com estampas das capas dos livros do jovem bruxo – da edição inglesa, da Bloomsbury. Também foi lançada outra série de selos com a estampa da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e os símbolos de suas quatro casas: Grifinória, Sonserina, Corvinal e Lufa-lufa.


por: Gustavo D.

0 Corujas:

Postar um comentário