Subscribe:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 20 de março de 2011

Avada Kedavra com Infinitem Encantatem – Analisando os destaques do Sneak Peek de HP7.2


Às 21 horas e 5 minutos de 17 de março de 2011, a produtora Warner Brothers deu o pontapé inicial na campanha de divulgação de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2, o último e derradeiro filme da longínqua franquia de 10 anos. O vídeo, repleto de relances inéditos que provavelmente estarão no teaser trailer do filme (que chega em breve, é fácil supor), não apenas marca o início do marketing, mas também marca o início de um adeus.


Posso afirmar com segurança que acompanhar a divulgação até a estreia do filme não será saudável. Como assim contar os dias para um dia que certamente, já que depois que passar a primeira sessão que assistirmos, seremos inevitavelemente invadidos por um sensação de vazio? É como pedir para um dementador sugar parte das nossas almas, é como lançar em nós mesmos um Avada Kedavra, mas misturado com Infinite Encantatem.

Claro que há a parte boa, da qual sempre nos lembraremos. Mesmo que haja a parte ruim, há a parte maravilhosamente fanática, ávida por devorar ao menos os sneak peeks, trailers, fotos e pôsteres. E para encarar esta realidade, nada melhor que mergulhar de fundo na divulgação.

Vamos analisar os destaques da prévia e dar uma bufadinha em alguma ou outra bizarrice:



A primeira novidade do trailer é o início do encantamento que cria uma cúpula ao entorno de Hogwarts, certamente lançado pelos professores da escola. A edição dá a entender que Harry, Rony e Hermione observam o lançamento do feitiço, mas pode muito bem ser outra coisa a razão dos três olharem para cima. Observe que Hermione está no meio – será que Emma Watson vai novamente liderar o trio, como fez na Parte 1?


Não, não parece ser a quadrilha de Harry neste vagão, mas sim outro duende cruzando os cavernosos túneis de Gringotes.


Nos túneis subterrâneos do banco Gringotes, Harry, Mione polissucada como Belatriz, Rony disfarçado de comensal da morte, o duende Grampo e um comensal viajam em um vagão pelos trilhos que os levam para o cofre dos Lestranges em uma verdadeira montanha-russa.


Voldemort quebra a cúpula mágica de Hogwarts, se exibindo demonstrando o poder da Varinha das Varinhas perante seus seguidores.


Nesta imagem, vemos Harry pela primeira vez dentro do cofre dos Lestrange, cercado por objetos dourados. Observe também que o garoto está molhado –a cachoeira que remove encantos, uma das proteções de Gringotes, estará no longa! A imagem, no entanto, não dá a entender que o cofre está sendo invadido por um tsunami de ouro. E este tsunami tem que acontecer o.o .


What the fuck is Ron Weasley looking at? Impossível saber o contexto da imagem acima. Palpites?


Um comensal caminha em Hogsmeade, que mesmo em pleno maio (primavera na trama) está sempre sob esta nevasca eterna. O bruxo parece atingindo por um feitiço e cai descontroladamente a não ser que tenha dado aloka.


Ao contrário de parte dos alunos, Draco Malfoy se esconde e fica para a batalha. Ele tem a varinha a postos – a pergunta do fã-filh*-da-pu** é: de onde ele tirou essa varinha, já que Harry está com a varinha dele? SERÁ QUE VÃO EXPLICAR ISSO? HEIN? xD


Gina, junto com Neville, sobe as escadarias de Hogwarts, correndo contra o fluxo de alunos uniformizados. A namorada de Harry parece que terá grande destaque no último filme – finalmente, né, porque ser garota reducto, amarrar tênis e pedir pra ter o zíper fechado não tava dando mais, não é mesmo?


A câmera foca os olhos de Harry abertos e se afasta – seria o momento quando ele retorna de sua passagem por King’s Cross? Potter, cercado, pela maior grupo de comensais possíveis, espertamente, *atenção* ARREGALA os olhos.


Apesar deste lapso de burrice, não deixe de notar os olhos de Radcliffe estão mais esverdeados do que o do costume e que a câmara faz QUESTÃO de focar os olhos dele. Espero que foque várias vezes para que a morte de Snape seja tão emocionante quanto no livro.




Primeiro vislumbre das lembranças de Snape – Severo está em frente à casa dos Potter, já destruída. Parece que a história do príncipe será contada detalhadamente e contará com a melhor interpretação de Alan Rickman até agora. Um ator com o gabarito de Rickman foi muito subaproveitado nos últimos filmes e, pelo que parece, a coisa vai mudar. Não me lembro de ter esta passagem no livro, de Snape visitando a casa dos Potter depois do fatídico acontecimento de 31 de outubro. É válido notar também que quando esta imagem é mostrada, Emma Watson diz: “A história amarra todas as tramas soltas da saga inteira.”

Observe que Snape está exatamente no meio da tela, inerte, enquanto relampeja. A fotografia passa um clima de desolação. No close-up em Severo, vemos facilmente a tristeza tomando o rosto do príncipe e Alan Rickman nem precisa se esforçar para fazer isso.

Nem preciso dizer que neste momento do filme eu estarei pelo menos assim:




Flashes da sala precisa, já mostrados no teaser das duas partes, onde vemos objetos dos filmes anteriores, como peças de xadrez e balões usados na festa de Slughorn.


Vemos o dragão alçando vôo do edifício dos Gringotes. A pergunta é COMO ele está em cima da fachada sem tê-la destruído O.O Certamente, ele destruiu o teto do saguão, mas a estrutura do edifício deveria no mínimo ficar abalada e sucumbir quando o dragão dá aquele leve impulso para voar – ao invés disso, o impulso do dragão mal estraga o reboco do prédio, e quebra só umas pedrinhazinhas de titica de nada, como se pode ver na imagem  O_O Ah, do que estou falando? Não entendo nada de engenharia mágica.


Gina observa algo no alto, apreensiva e séria. To adorando este destaque que ela teve já na primeira prévia.


A cena final da Parte 1 apareceu no sneak peek. Ou eles reaproveitaram imagens ou vão usar a sequência do roubo da varinha das varinhas na parte 2. É evidente que a segunda opção faz muito mais sentido.


Harry junto à lápide de Dobby. Se aparecer o elfinho morrendo de novo, não sei se chego nos cinco minutos do filme.


Harry se arrasta no pátio de Hogwarts para duelar com Voldemort pela última vez. Por que será que ele está tão machucado? A: Voldemort deu uma surra nele (porrada mesmo). B: Ele está em uma guerra. Prefiro a letra A. xD


Rony incentiva Harry com segurança: “Vamos acabar com isso.” Quer melhores palavras de seu melhor amigo? Observe que Hermione segura sua bolsa de contas ao fundo. Essa cena provavelmente está no início do filme, já que Rony parece que ainda não foi abalado pela perda do irmão…


Comensais da Morte localizam o trio em meio aos escombros do Gringotes e um deles se prepara para lançar um feitiço. Seria bacana se o dragão simplesmente comesse este comensal, né?
Ao fundo, um pseudo-policial-bruxo verifica se seu colega está bem.



Visão mais panorâmica da quadrilha de Harry nos trilhos de Gringotes. Perceba o ABSURDO: Eles estão em pé. EM PÉ. Okay, senta lá, Cláudia. Eles podiam estar pelo menos caindo um em cima do outro pra dar um pouco mais de realidade. Mas bom, se quisessem dar realidade mesmo, tinha que colocar todo mundo vomitando, porque né? No mínimo, eles tinham que estar passando mal assim:



Já neste outro panorama, vemos a cachoeira encantada caindo sobre o vagão dos invasores e desfazendo os feitiços.


Hermione conforta Harry – ela está claramente chocada com a morte de alguém.


Se Radcliffe me fez sentir vergonha alheia quando ele debruçou sobre o corpo de Cedrico em Cálice de Fogo, Rupert Grint não vai fazer feio junto ao corpo de seu irmão. Absolutamente desesperado e em pânico, ele se agacha ao lado do corpo de Fred, enquanto a Sra. Weasley acaricia os cabelos ruivos de seu filho que partiu.

Agora… COMO ASSIM, WARNER?
COMO ASSIM MOSTRAR O FRED MORTO NO SNEAK PEAK, MELDEUS? Desse jeito vai mostrar Voldemort morto e o beijo de Rony e Hermione num comercial de 30 segundos. O.O


3D detected! O Dragão surge do meio do piso do saguão de Gringotes e o destrói para se libertar – será muito bacana em 3D! Pode ficar com inveja do dragão, Nagini, já que você bem que queria abocanhar o público em 3D, mas ficou só na vontade, sua cobra safada! =p


Agora sabemos onde Snape está nesta pose constrangedora – ele está fugindo da mordida da Nagini dentro da Casa dos Barcos, cenário novo nos filmes.


Gina se liberta dos braços de seu pai e grita “NO!” com tanto desespero que seu berro chega a ser praticamente ininteligível. Confesso que me surpreendeu. Neville está ao lado deles e ao fundo, os hogwartianos saem do castelo para o pátio – seria o momento em que Hagrid aparece segurando o corpo de Harry? Sempre imaginei Minerva gritando, mas Gina até que faz mais sentido. Mas ainda quero Minerva gritando.


E para terminar, o logo do filme, no qual a Warner abusou da criatividade: simplesmente substituiu “Parte 1″ por “Parte 2″. ¬¬’ Mas, ok, a gente perdoa.

CRÉDITOS DO BLOG DOS BUFADORES!

por: Gustavo D.

2 comentários: