Subscribe:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 16 de agosto de 2010



Capa brasileira de OdF
Título original: Harry Potter and the Order of The Phoenix
Autora: JK Rowling
Tradução: Lia Wyler
Número de páginas: 702
Ano de publicação (Inglaterra): 2003
Ano de publicação (Brasil): 2003
Editora (Inglesa): Bloomsbury
Editora (Brasileira): Rocco

SINOPSE
Diferente da maioria dos estudantes, Harry Potter jamais consegue se divertir nas férias de verão. Este ano, no entanto, tudo está muito pior do que de costume. Os Dursley, naturalmente, estão tornando sua vida um calvário, e, mesmo seus melhores amigos, Rony e Hermione, parecem ter esquecido dele. Harry não agüenta mais. Está começando a achar que precisa fazer alguma coisa – qualquer coisa – para mudar essa situação, quando as férias chegam ao fim de maneira muito dramática.

O que o jovem bruxo está prestes a descobrir nesse seu quinto ano em Hogwarts vai virar seu mundo de cabeça para baixo…

Fatos:
  • O quinto livro da série de Rowling vendeu 1,78 MILHÕES de cópias só no PRIMEIRO DIA na Inglaterra, e cerca de 250 mil cópias nas primeiras semanas no Brasil.

Curiosidades:
  • Ordem da Fênix teve tiragem inicial recorde nos EUA – foram quase 8 milhões de livros postos à venda no país no dia 21 de junho, data do lançamento oficial. No Brasil, Ordem vendeu 300 mil exemplares nos últimos 40 dias de 2003, tornando-se o livro mais vendido no país naquele ano.
  • Como JK Rowling estava lançando um livro por ano, e Cálice de Fogo havia sido lançado em 2000, cogitou-se que a escritora estava sofrendo uma crise relacionada à “falta de inspiração”. JK, porém, negou os boatos, dizendo apenas que diminuiu o seu ritmo de trabalho, para que pudesse se dedicar mais aos filhos.
  • O quinto episódio da saga potteriana foi concluído no final de 2002, e a editora inglesa Bloomsbury anunciou o fato em janeiro do ano seguinte. Foi revelado, então, que o novo livro teria um capítulo a mais e 33% mais palavras (ao todo são cerca de 255 mil) do que o volume anterior, Cálice de Fogo. A previsão de JK Rowling de que o quinto livro seria menor que o anterior foi, portanto, drasticamente contrariada.
  • O lançamento de Ordem foi cercado de muita histeria e confusão. Um funcionário da empresa Clays, responsável pela impressão dos livros na Inglaterra, roubou dois exemplares e tentou vendê-los ao jornal The Sun. O livro chegou às mãos do periódico, porém nada foi publicado, exceto fotos das primeiras páginas (que possuem apenas o nome do livro e o brasão de Hogwarts), e de um repórter lendo o volume. Também foi proibido o início das vendas antes da meia-noite do dia 21/6. Mesmo assim, um jornal nova-iorquino conseguiu o livro numa loja simples da cidade cerca de cinco dias antes do lançamento, e publicou importantes informações sobre o volume, como o nome de alguns dos novos personagens.
  • Alguns fãs ilustres dos livros potterianos sofreram da mesma ansiedade que os leitores “comuns”. Richard Griffiths, intérprete de Válter Dursley nos filmes de Harry Potter, declarou à imprensa que os atores deveriam receber Ordem da Fênix antecipadamente. Um diretor da Bloomsbury, porém, disse que o elenco deveria entrar na fila, como todos os demais fãs, no dia 21 de junho. Também não faltaram atores que previram a morte de seus personagens, como Tom Felton (Draco Malfoy) e Robbie Coltrane (Hagrid).
  • Assim como fez com Cedrico Diggory virou purpurina em Cálice de Fogo, JK Rowling chorou bastante ao matar Sirius Black. O marido de Rowling, Neil Murray, encontrou a escritora chorando na cozinha e foi consolá-la, enquanto ela dizia “Ele se foi”. Murray, que não sabia de quem Rowling estava falando, não entendeu nada.
  • JK Rowling participou oficialmente de apenas um evento do lançamento de seu livro – uma entrevista no Royal Albert Hall, em Londres, no dia 26 de junho. Rowling decepcionou as quatro mil crianças presentes ao declarar: “Eu realmente não acredito em magia. Eu acredito em alguns dons, como o da imaginação e a magia do amor. Mas a mágica de balançar uma varinha e fazer coisas acontecerem, não”. Quando foi questionada que poderes mágicos ela gostaria de ter, JK acabou revelando o seu sonho de consumo, que nem mesmo sua fortuna parece ser capaz de comprar: “Eu queria muito ter uma capa da invisibilidade. Sei que isso parece triste."

Capítulos:
  1. Duda Dementado
  2. Uma Revoada de Corujas
  3. A Guarda Avançada
  4. Largo Grimmauld, nº 12
  5. A Ordem da Fênix
  6. A Mui Nobre e Antiga Casa dos Black
  7. O Ministério da Magia
  8. A Audiência
  9. As Tribulações da Sra. Weasley
  10. Luna Lovegood
  11. A Nova Canção do Chapéu Seletor
  12. A Professora Umbridge
  13. A Detenção com Dolores
  14. Percy e Almofadinhas
  15. A Alta Inquisidora de Hogwarts
  16. No Cabeça de Javali
  17. Decreto Educacional Número 24
  18. A Armada de Dumbledore
  19. O Leão e a Cobra
  20. A História de Hagrid
  21. O Olho da Cobra
  22. O Hospital St. Mungus para Doenças e Acidentes Mágicos
  23. Natal na Enfermaria Fechada
  24. Oclumência
  25. O Besouro Acossado
  26. Visto e Imprevisto
  27. O Centauro e o Dedo Duro
  28. A Pior Lembrança de Snape
  29. Orientação Vocacional
  30. O Gigante Grope
  31. N.O.M.s
  32. De Mal a Pior
  33. Luta e Fuga
  34. O Departamento de Mistérios
  35. Para Além do Véu
  36. O Único que ele Temeu na vida
  37. A Profecia Perdida
  38. Começa a Segunda Guerra


0 Corujas:

Postar um comentário