Subscribe:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 13 de abril de 2012

[COLUNA] Liè rom rárune zetti lôlhumi


Chama-se animago o bruxo que é capaz de se transformar em um animal sem o uso da varinha. Apenas uma pequena parte da população bruxa é animaga, pois conseguir a transformação perfeita em um animal requer muito estudo e prática.

Sim, sim, copiamos descaradamente da Wikipédia.

‘Copiamos’? O que? Como assim? Pois é, essa coluna vai ser um pouquinho diferente das demais. A brilhante ideia de se fazer uma coluna conjunta ataca novamente (muito obrigado, Willpis e Jade); e cá estamos nós, como boas fãs de Harry Potter que somos, compartilhando nossas ideias que na maioria dos casos geram discussões infinitas, muitos gritos, risadas, e a síndrome do “eu tinha algo importante para fazer, mas esqueci”. Além disso, esse negócio de nos reunirmos pra escrever coluna é bom para comermos bastante e aproveitarmos os restos da Páscoa.

Mas hoje, vamos nos deter a um tema em especial: Animagia. Se algum animago estiver lendo esse texto, por favor, compartilhe sua experiência conosco. Porque nós, meras mortais, apenas podemos especular.

A nobre e difícil arte de ter a capacidade de se transformar em um animal na hora em que quiser; quem não gostaria? Imaginem o quanto isso seria divertido, e legal, e quantas coisas poderíamos fazer. Fugir de aulas monótonas, roubar comidas gostosas de pessoas chatas, trollar os amigos e...não, não, animagos precisam ser registrados no Ministério da Magia. Esse Estado, sempre cortando toda a diversão...(mentira)

Mas aí, um problema nos vem a mente. “Ah, tava bom demais pra ser verdade...”. Não poderíamos escolher em que animais nos transformaríamos. Imagina virar um verme de fruta? Ou uma enguia? Argh. Se partirmos do pensamento de que a escolha do animal é baseada no caráter, nos resta esperar que ninguém tenha o caráter ao ponto de ‘verme da fruta’ ou ‘enguia’.

Baseando-se nesse mesmo pensamento, podemos imaginar o animal que cabe a cada personagem da saga Harry Potter. A ideia partiu da Mariana, e surgiu após dias de uma falta de criatividade desesperadora. Lá fomos nós dar uma de estudantes de veterinária e pesquisar um pouco sobre animais. Abaixo seguem algumas comparações (com e sem nexo) que fizemos.

Molly Weasley: Loba


Aí vocês devem estar se perguntando: “Loba? Mas por quê? Alguma ligação desconhecida com Lupin?”. Quase. Na verdade, há sim, uma ligação com o nome de Lupin. O nome ‘Remo’ teve origem na história mitológica da criação da cidade de Roma, mas especificamente na lenda de Rômulo e Remo. Conta a lenda que, quando abandonados por sua mãe, os irmãos foram encontrados por uma loba, que os alimentou e cuidou como se fossem seus filhotes. Assim como a loba, Molly recebeu e acolheu Harry como um de seus filhos. E além disso, em algumas alcateias quem exerce o papel de líder não é o macho, e sim a fêmea. Podemos relacionar isso com a posição de Molly na família Weasley, que no dia-a-dia é quem “põe a ordem” na família.

Arthur Weasley: Pinguim imperador


Já é conhecido pela maioria que os pinguins imperadores são tidos como exemplo de pais no reino animal. Quando a fêmea põe o ovo, deixa-o para ser incubado pelo macho enquanto sai na procura por alimento. Durante este tempo, o pinguim imperador não abandona o ovo sequer uma vez. Assim é a relação do senhor Weasley com seus 7 filhos, e também com Harry. Ele estaria disposto a qualquer coisa para protegê-los. Mesmo quando Fred morre e os Weasleys percebem o quanto a guerra está custando a eles, seu compromisso com os outros filhos, com a Ordem da Fênix e principalmente com Harry o impede de desistir de lutar. Pode-se dizer que o senhor Weasley é a figura paterna que mais esteve presente durante o decorrer dos livros, assim como o pinguim imperador sempre esteve presente,impedindo o ovo de congelar.

Alvo Dumbledore: Águia


A águia pode ser vista como símbolo da força, da grandeza e da majestade. Também é chamado de águia o homem muito perspicaz, penetrante, que vê longe; superior em inteligência. Nada melhor para representar o imponente diretor da escola de magia e bruxaria de Hogwarts.

Luna: Perry, o Ornitorrinco


Isso tem alguma relação com o comportamento dos ornitorrincos? Não. A comparação é totalmente baseada em aparências. Sabemos que não se deve julgar um livro pela capa mas, olhando para a aparência de Luna, o que nos vem a cabeça? Algo estranho, excêntrico e deslocado. Um ornitorrinco também cabe perfeitamente nessa descrição. Porque, convenhamos, ô bichinho estranho. Um mamífero aquático que põe ovos. Nível de estranhesa a lá Lovegood.

Lúcio Malfoy: Pavão


Espalhafatoso, convencido. Só isso já basta. (Na verdade colocamos ele porque precisávamos de alguém do “lado negro da força”)

Snape: Borboleta


NÃO ESTAMOS QUERENDO DUVIDAR DAS OPÇÕES DE VIDA DO QUERIDO PROFESSOR DE POÇÕES GALERA! (A Mariana, como grande fã dos marotos, disse que quer sim. Virem inimigos dela, não da Laís). A comparação aqui se deve ao fato da transformação de lagarta para borboleta. Um animal estranho, feio, que se transforma em algo lindo. Snape, que todos pensavam ser um vilão, acaba se mostrando um grande herói no final. (Se ainda acham que a comparação tenha sido meio “estranha”, demonstrem sua raiva nos comentários).

Cedrico: Fadinha.


Ok, ok, não é um animal, nós sabemos. Mas é claro que não podíamos deixar passar. A foto é auto-explicativa.

Ps.: Obrigada Wikipédia, amamos você.


Coluna conjunta de Laís e Mariana.


0 Corujas:

Postar um comentário