Subscribe:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 16 de agosto de 2010



Título original: Harry Potter and the Half-Blood Prince
Autora: J. K. Rowling
Tradução: Lia Wyler
Páginas: 510
Ano de publicação (Inglaterra): 2005
Ano de publicação (Brasil): 2005
Editora (Inglesa): Bloomsbury
Editora (Brasileira): Rocco

SINOPSE
Leitores emotivos e também os mais durões, devem preparar o lenço para os capítulos finais de Harry Potter e o enigma do Príncipe.

Não é segredo que Joanne Rowling tem coragem na hora de decidir quem morre em seu universo. Nada teria sido mais simpático do que ver o bacana Sirius sendo inocentado e cavalgando seu hipogrifo em direção ao pôr-do-sol no quinto livro, A Ordem da Fênix. No entanto, a escritora preferiu matá-lo e mostrar aos seus leitores que coisas ruins acontecem com gente boa e que não há certezas sobre quem chegará vivo ao final da saga em sete volumes de seu menino bruxo. O volume seis reforça essa idéia.

O livro começa em pleno gabinete do Primeiro Ministro da Inglaterra, que tem em sua parede uma das invenções mais divertidas de Rowling, um daqueles quadros cujo ocupante se move e pode levar recados. Como num Segredo de Fátima britânico, cada novo Primeiro Ministro é informado da existência da comunidade de magos que vivem ocultos e determinados a não se revelar a nós, os “trouxas”. Em anos tranquilos, os dois ministros se encontram somente no dia da posse. No entanto, tendo em vista o que vem acontecendo desde o primeiro livro, o pobre governante inglês tem recebido visitas frequentes do Ministro da Magia e descoberto que desastres naturais e súbitos acidentes não são mesmo culpa do governo.

Cumprindo o prometido, Rowling tira o jovem Harry Potter da casa dos tios muito mais rápido do que antes. Os Dursleys já serviram ao propósito de dar ao herói escolhido a criação humilde que lhe formou o caráter. Poucas semanas se passaram desde o final de A Ordem da Fênix. O mundo dos magos, no entanto, está mais perigoso do que antes. Personagens citados ou vistos nos volumes anteriores são mortos ou desaparecem com frequência diária, a ponto de Rony perguntar a Hermione “quem morreu” toda vez que ela abre o jornal. Espiões estão infiltrados e o relógio dos Weasley aponta que a família está sob perigo mortal. Um bom tempo é gasto com a busca de informações sobre o passado do inimigo, sobre feitiços proibidos, objetos poderosos e traidores.

Principalmente traidores.O mais importante, e uma das surpresas do final, é que o sexto livro marca o momento em que Harry assume sua posição de escolhido e seu desejo de derrotar o assassino de seus pais. Não porque uma profecia disse que isso iria acontecer, mas, porque isso é o que ele deseja fazer. Aos dezesseis anos, Harry está longe do menino que viu Hogwarts como a chance de escapar dos tios. Há uma guerra em andamento e ele sabe que está no centro dela. Além disso, como em toda guerra, romances que poderiam caminhar devagar são acelerados pelo medo de não haver tempo mais tarde, algo que toma proporções ainda mais desesperadas quando se tem 16 anos. Esses são os momentos em que o humor de Rowling aparece em toda a sua força, descrevendo com perfeição a confusão que se instala em meninos e meninas nessa idade.

No entanto, não há neste volume um duelo entre Harry e Voldemort porque, no final, tudo está preparado para que ele aconteça no próximo – e derradeiro – volume, incluindo a raiva por uma morte que não precisava acontecer.

Capítulos:
  1. O Outro Ministro
  2. A Rua da Fiação
  3. Querer é Poder
  4. Horácio Slughorn
  5. Fleuma Demais
  6. A Fugida de Draco
  7. O Clube do Slugue
  8. O Triunfo de Snape
  9. O Príncipe Mestiço
  10. A Casa de Gaunt
  11. A Ajudinha de Hermione
  12. Pratas e Opalas
  13. Riddle, o Enigma
  14. Felix Felicis
  15. O Voto Perpétuo
  16. Um Natal muito Gelado
  17. Uma Lembrança Relutante
  18. Surpresas de Aniversário
  19. Campana de Elfos
  20. O Pedido de Lord Voldemort
  21. A Sala Impenetrável
  22. Depois do Enterro
  23. Horcruxes
  24. Sectusempra
  25. A Vidente Entreouvida
  26. A Caverna
  27. A Torre Atingida Pelo Raio
  28. A Fuga do Príncipe
  29. O Lamento da Fênix
  30. O Túmulo Branco


0 Corujas:

Postar um comentário